sábado, 18 de setembro de 2010

Celular 3G – O que é?


O que é?

A sigla representa a 3ª Geração de celulares. Basicamente, podemos dizer que essas gerações têm impacto na capacidade de transmissão de dados e conexão com redes como, por exemplo, a internet. Para ligações telefônicas via voz, não existe diferença significativa entre as tecnologias 2G e 3G. Entenda melhor:

- 1G (1ª Geração): Com redes analógicas, esse padrão deverá estar em desuso em 2009.

- 2G (2ª Geração): Redes digitais com velocidade de transmissão de dados a 14,4 Kbps.
2.5G: Segunda geração, que utiliza tecnologias intermediárias trazendo melhorias significativas em capacidade de transmissão de dados, chegando à velocidade de 144 Kbps. Exemplos: GSM, CDMA e TDMA.

- 3G (3ª Geração): Redes digitais de alta velocidade – chegando a 2 Mbps. Exemplos: CDMA EVDO, WCDMA e EDGE.

Os celulares com a tecnologia 3G já estão disponíveis no mercado. Algumas operadoras já divulgam e oferecem esse serviço em áreas restritas do território nacional. A brincadeira começará para valer no dia 18 de dezembro, quando a Anatel irá realizar um leilão entre as operadoras que desejam oferecer esse serviço aos clientes. O leilão se faz necessário para que se haja controle das faixas de transmissão de dados.

A tecnologia 3G não se restringe apenas aos celulares convencionais. Ela equipa também modems para serem conectados em notebooks através das portas PCMCIA e USB.

Mas vamos falar dos celulares, que atendem à imensa maioria dos usuários, e também podem, utilizando um cabo USB ou conexão Bluetooth, servir como modem para notebooks.

Nenhum comentário:

Postar um comentário